As vacinas continuam sendo um dos melhores métodos para proteger nossos animais de muitas doenças perigosas e até mortais. Funcionam de forma idêntica às vacinas humanas – desencadeando a produção de anticorpos que podem combater a doença que se destinam a prevenir.
Como donos de animais de estimação, nossos veterinários nos dizem que é essencial que os animais recebam suas vacinas e reforços a tempo. Isso ocorre porque cada vacina só é eficaz quando desencadeia a produção de anticorpos por um determinado tempo. Por isso, são necessárias doses de reforço!
Mas, o que acontece se o seu cachorro estiver sem vacina? Aqui está o que você precisa saber sobre a vacina atrasada para evitar situações perigosas com o seu pet!
Vamos lá?
Como funciona a vacina de cachorro?
O sistema imunológico dos cães não está totalmente desenvolvido quando nascem, o que, como seria de esperar, os coloca em maior risco de desenvolver algumas doenças.
Certamente, a amamentação ajuda a aumentar a imunidade, pois a mãe transfere alguns de seus próprios anticorpos para os filhotes através do leite, mas, infelizmente, essa proteção dura apenas até a 20ª semana.
É por isso que a série inicial de vacinas recomendadas ao seu filhote deve ser concluída nos primeiros quatro meses de vida.
Essa série de vacinações geralmente começa entre 6 a 8 semanas de idade, com reforços sendo administrados a cada 2 a 4 semanas, até que seu bichinho tenha recebido a quantidade total de proteção.
Tem problema atrasar a vacina do cachorro?
Com certeza você, como tutor, coloca a saúde do seu animal de estimação à frente de várias coisas. Mas, você sabia que é legalmente responsável pela imunização do seu bichinho?
Bom, é melhor evitar problemas de todas as naturezas e fazer de tudo para não precisar lidar com uma situação de vacina atrasada!
E o que acontece se você não vacinar seu cão a tempo?
No caso dos cãezinhos pequenos, eles estarão vulneráveis a doenças, como:
- Raiva;
- Cinomose;
- Hepatite;
- Parvovirose canina;
- Doença de Lyme;
- Gripe canina;
- Leptospirose e
- Tosse do canil.
Sabemos que a situação de vacina atrasada pode acontecer. Nesse caso, você deve explicar seu problema para o seu veterinário e ele lhe indicará as melhores orientações.
Ah, aliás, nenhum período de espera é necessário para que as doses de reforço sejam 100% eficazes. não compreendi o parágrafo no contexto
Vacina atrasada de cachorro: o que acontece nesse caso?
Se o seu cachorro estiver atrasado mais de 2 semanas para a vacinação de reforço, o seu sistema imune já não estará tão ativo, o que significa que haverá menos resposta de imunização na próxima vacinação.
Em relação a isso, a ação tomada pelo seu veterinário dependerá principalmente de quão atrasado você está com a consulta.
Se isso for mais de 3 ou 4 semanas, seu cachorro pode receber duas vacinas com apenas 2 ou 3 semanas de intervalo para aumentar sua imunidade contra a doença.
Observe que isso não se aplica à vacinação antirrábica!
Até que seu cachorro seja vacinado e seu veterinário esteja feliz por estar totalmente protegido contra doenças contagiosas, você deve mantê-los (se refere a cachorro, que está no singular) longe de animais não vacinados. Além disso, deve mantê-los (idem) longe do chão em qualquer lugar que não seja sua própria casa e quintal.
Não sei se o cachorro foi vacinado: e agora?
Como você sabe se um cão foi vacinado corretamente?
Todos sabemos que a administração rotineira de vacinas em cães é um dos fatores mais significativos na redução consistente de doenças infecciosas caninas graves.
Durante a imunização, um animal consegue resistir à doença. Os níveis de anticorpos de um cão são relativos ao DOI e podem ser verificados e testados, às vezes conhecidos como “teste de título”.
Quando um anticorpo está presente, não há necessidade de vacinar novamente o cão para uma doença específica. Se o anticorpo estiver ausente, o cão deve ser vacinado, a menos que haja uma razão médica para não vacinar o cão.
Em geral, os resultados são gerados em 20 minutos e não é necessário um laboratório.
Toda vacina de cachorro é obrigatória?
Abaixo está uma lista de vacinas típicas consideradas necessárias (essenciais e obrigatórias), enquanto outras são recomendadas.
Confira as vacinas obrigatórias:
- Pentavalente – cinomose, hepatite, tosse dos canis e parainfluenza.
- Hexavalente – cinomose, hepatite, tosse dos canis, raiva, leptospirose e parvovírus.
- Octovalente – cinomose, hepatite, tosse dos canis, leptospirose, parvovírus, vírus parainfluenza e coronavírus. (fiquei na dúvida se é a V8 ou V10 que faz essa proteção)
Esses tipos de vacinas são conhecidas como vacinas “principais” e são obrigatórias para todos os cães. E elas são projetadas para protegê-los de doenças muito sérias.
Confira, agora, as vacinas não essenciais:
- Bordetela;
- Gripe Canina;
- Coronavírus;
- Leptospira;
- Doença de Lyme;
- Parainfluenza.
Como dono, você sempre se perguntará se uma vacina específica é realmente necessária para seu bichinho. Por isso, consulte o seu veterinário para aconselhamento se estiver sobrecarregado ou questionando uma vacina atrasada.
Além de cuidar bem-estar do seu cãozinho, saiba que uma boa alimentação também faz o plano completo de saúde. E que tal conhecer nossas opções e solicitar agora mesmo uma amostra grátis da melhor comida natural para cães, e assim manter as melhores práticas de cuidado que seu melhor amigo merece?!Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram!