Por que nossos pets têm medo de tempestades? Muitos pais de cães se perguntam e, surpreendentemente, a resposta para a pergunta não é tão clara.
É doloroso ver nosso amigo peludo sofrendo de fobia de trovões e raios, concorda!? Se o seu cão tem medo de trovões, você pode notá-lo se escondendo em um espaço confinado, tremendo, latindo, uivando, andando inquieto ou se envolvendo em comportamentos destrutivos.
Que tal melhorar a qualidade de vida do cão? Leia este artigo e entenda como você pode fazer isso!
O que acontece com um pet com medo de chuva e trovões?
Embora os veterinários não tenham certeza de quais são todos os gatilhos que levam alguns animais a terem medo de raios, chuvas e trovoadas, é certo que muitos pets têm verdadeiro pavor desses fenômenos.
Um grande motivo que se destaca é o próprio barulho, alto e estranho, que afeta diretamente os sensíveis tímpanos dos animais domésticos. Você pode notar comportamentos de medo similares quando há queima de fogos de artifício, por exemplo.
Além disso, há o problema da ansiedade de separação, um tipo de fobia que pode potencializar o medo de tempestades. Afinal, como os tutores são confortos para seus pets, enfrentar esse momento sozinho não é agradável para eles.
Quando um pet tem medo de chuva, ele naturalmente se sente acuado e pode tentar se defender latindo ou ouvindo. Por outro lado, ele pode buscar abrigo e se esconder em lugares que trazem uma sensação melhor de segurança e controle de seu espaço.
Na verdade, a reação do nosso amigo de quatro patas dependerá de sua personalidade e até mesmo de eventos traumáticos que ele tenha vivido e que associa ao barulho.
Como acalmar pet com medo de trovão?
Para combater o medo do seu cão, é melhor abordar o problema de todos os lados.
O primeiro passo é o mais simples: permitir que seu animal de estimação fique onde se sente mais seguro quando uma tempestade chega. Após entender isso, faça o possível para tornar o espaço o mais confortável possível. Isso pode incluir alguma forma de abafar o som.
Muito importante: em hipótese alguma repreenda o pet com medo. O melhor caminho é mostrar que você está ao lado dele nesse momento difícil.
Se isso não estiver ajudando, existem roupas especiais para seu cão. Tais roupinhas são projetadas para fazer pressão suave e constante para aliviar o estresse e a ansiedade.
E, claro, se o seu cão está com problemas de comportamento ou fobia grave de barulho, é melhor consultar o seu veterinário. O profissional poderá aconselhá-lo sobre qual é o melhor curso de ação, incluindo a possibilidade de medicação anti-ansiedade ou outras terapias.
Dicas para acalmar pet com medo de raios, chuvas e trovoadas
Nunca faça algum tipo de medicação sem consultar seu veterinário. É claro que algumas soluções homeopáticas podem ajudar. Mas, muito cuidado!
As técnicas de mudança comportamental podem ser ferramentas muito poderosas quando se trata de lidar com as ansiedades e medos do seu cão. Assim, quando se trata de ansiedade e fobia, a forma mais eficaz é mudar a perspectiva do cachorro nessas situações.
Isso envolve treinar seu cão para realizar comportamentos positivos em vez de ficar com medo. Também significa dar um reforço positivo quando o trovão cair, em vez de incentivá-lo a correr para algum lugar para se esconder. Distraia-o dos barulhos altos dando atenção do jeito que ele gosta, como jogar uma bola ou escovar o pelo.
Outra forma de reforço positivo é oferecendo a comida natural da Le Banquet para o cão, afinal, seu amigo merece a melhor alimentação!
Nós, da Le Banquet, ajudamos você com dicas e conselhos sobre a saúde física e mental de seu melhor amigo. E para ficar por dentro de conteúdos como este, acompanhe a gente nas redes sociais!