Você sabia que seu animal de estimação pode desfrutar de uma vida mais longa e saudável com alguns cuidados caseiros e veterinários extras? Estamos falando, hoje, da homeopatia veterinária.
É recomendável usar a homeopatia veterinária como complemento à alopatia (termo que se refere à medicina tradicional, que se utiliza de medicamentos industrializados clássicos).
Vamos entender mais sobre este assunto?
A homeopatia tratando animais
Dia 21 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Homeopatia. No entanto, há um equívoco generalizado quando falamos de medicina homeopática.
A homeopatia é um ramo da medicina que se utiliza de medicamentos e técnicas para o tratamento de doenças e práticas complementares à medicina tradicional. Ela pode ser utilizada em casos crônicos e agudos, mas deve ser acompanhada de prescrição profissional.
Seu objetivo é olhar para o corpo como um todo – ou para o quadro geral – e fornecer cuidados de bem-estar, como o fortalecimento da dieta e da saúde física e emocional, até mudanças no ambiente físico.
Quando usar a homeopatia nos pets?
Nas escolas de medicina, a abordagem de atendimento gira em torno do diagnóstico de uma doença, e, em seguida, o tratamento medicamentoso para eliminar a doença ou os sintomas.
Os veterinários aprendem essa abordagem, mas também aprendem muito sobre surtos de doenças, de modo que eles podem também ter uma visão mais holística no tratamento de animais.
Atualmente, os tutores de pets estão buscando alternativas naturais à terapia medicamentosa, sabendo que muitos dos remédios podem ter efeitos colaterais significativos. Nesse contexto, a homeopatia veterinária pode ser utilizada em casos de doenças agudas e crônicas, como os problemas:
- Renais,
- Urinários,
- Alérgicos,
- Dermatológicos,
- Emocionais e comportamentais e tantos outros.
10 cuidados que você pode ter diariamente no cuidado dos pets:
O vínculo entre as pessoas e os animais de estimação está mais forte do que nunca, o que explica essa mudança na forma como lidam com bichinhos. Mas, como uma pessoa pode promover uma abordagem mais integrativa na saúde dos pets?
Veja só algumas dicas:
- Incorpore alimentos nutritivos na dieta do seu animal de estimação, de preferência a comida natural para cachorro.
- Entenda quais são as vitaminas e nutrientes ideais para a atual fase de vida do pet.
- Evite comprar tantas guloseimas e produtos online, processados, onde a origem e validade não podem ser identificadas.
- Melhore a saúde emocional do seu animal de estimação incorporando brincadeiras e atividades que atendam às necessidades e impulsos.
- Tente pensar fora da caixa na hora de se divertir com ele, vale até apostar em atividades ao ar livre em ambientes controlados.
- Por falar em ambientes controlados, certifique-se de que ele tenha acesso somente a áreas seguras.
- Os cães adoram vasculhar em busca de comida, então coloque alimentos e água em áreas estratégicas ao longo da casa e quintal, para que eles possam ter acesso sempre que desejarem.
- Aliás, é muito importante manter água fresca para os bichinhos. Por isso, troque-a pelo menos uma vez por dia.
- Busque observar o comportamento do seu companheiro de quatro patas, como ele reage a diferentes situações e busque se adaptar a isso.
- Mantenha a carteira de vacinação do animal sempre atualizada.
Sim, todas essas são práticas diárias de homeopatia que você mesmo, como tutor, pode adotar.
Vantagens de se utilizar a homeopatia
A homeopatia é potencialmente valiosa em qualquer condição, independentemente do prognóstico de uma perspectiva médica convencional.
Mas, afinal, quão segura é a homeopatia veterinária?
Bom, por mais óbvia que seja essa orientação, vale lembrar que os remédios homeopáticos nunca devem ser administrados sem um diagnóstico veterinário adequado. Apesar da popularidade, o tratamento de quaisquer sintomas precisam ser avaliados por um veterinário licenciado.
Porém, quando indicada corretamente e por um veterinário habilidoso, os tratamentos com medicamentos homeopáticos podem ser interessantes. As preparações homeopáticas são extremamente seguras devido à sua forma altamente diluída. Aliás, reações adversas graves aos remédios homeopáticos são incomuns, mas podem ocorrer.
Vale ponderar, também, que os remédios não devem ser tomados junto de alimentos, pois isso irá interferir em sua ação. Dê-lhes pelo menos uma hora antes ou depois da alimentação do animal.
E sim, seu animal de estimação pode experimentar uma melhora imediata e talvez um pouco prolongada em horas e dias. Depende de quanto tempo seu animal está doente.
Homeopatia veterinária promove qualidade de vida
A homeopatia veterinária facilita o tratamento de doenças, ele costuma ser mais fácil de medicar, reduzindo o estresse do pet, e mais barata, ou seja, melhor pro seu bolso. Além disso, esses medicamentos costumam ter menos efeitos colaterais nos animais, o que, convenhamos, é muito bom.
A homeopatia é cientificamente comprovada e promove a qualidade de vida do seu amigo de quatro patas. E, como você sabe, a alimentação é a base para o bem estar do pet.
Por isso, se você procura comida natural para cachorro, visite nossa loja virtual! E para ficar por dentro de conteúdos como este, acompanhe a gente nas redes sociais!