A alegria de brincar com o seu cão e enchê-lo de carinho é uma sensação única, verdade? Mas tem um fator que pode ser bastante desagradável durante a diversão: o mau hálito do cachorro.
O problema também é conhecido como halitose ou, popularmente, o famoso bafo. O mau odor vindo da boca do cão, além de ser incômodo, pode ser indício de que algo não vai bem em seu organismo, você sabia?
Por isso é importante manter a atenção ao hálito do seu amigo de quatro patas e todas as questões de saúde que podem estar envolvidas.
Vamos conversar sobre o assunto? Leia este artigo e saiba o que causa o mau hálito no cão, o que é tártaro, como tratar e mais. Continue com a gente!
O que causa mau hálito de cachorro?
Você nota que seu cão está com aquele bafinho, mas não sabe o porquê? Bom, as causas para esse problema podem ser diversas, então, analise bem a situação do seu animalzinho de estimação.
O primeiro e mais comum motivo para o mau hálito em cachorro é a higiene bucal insuficiente. Sim, os cães também precisam receber cuidados bucais diariamente. A escovação não pode ser deixada de lado!
O processo é o mesmo que ocorre com os humanos: resíduos de comida acumulados na boca geram placa bacteriana, halitose e outros problemas mais graves, como a gengivite. As doenças periodontais podem ser identificadas pelos seguintes sintomas:
- Inchaço e vermelhidão nas gengivas;
- Sangramento nas gengivas;
- Dentes quebrados, amarelados ou escurecidos.
Outra possível razão para seu pet estar com bafo são as doenças no estômago, nos rins ou no fígado. As inflamações e infecções nesses órgãos costumam gerar odores incomuns na boca do dog. Para esses casos, observe se há outros sinais como diarreia, vômitos, excesso de salivação e alterações no apetite.
De todo modo, a principal causa do mau hálito é, realmente, a falta de escovação dos dentes do bicho. Entenda um pouco mais sobre a saúde oral canina!
O que é tártaro? Tártaro causa mau hálito em cães?
Fomos ensinados a escovar os dentes após as refeições, certo? Caso contrário, os restos de comida causam mau cheiro, placas e outras condições mais graves. Para os cães não é diferente.
Os resquícios de alimentos na boca geram as placas bacterianas, que, por sua vez, também podem se acumular. Esse processo é o que resulta no tártaro, deixando os dentes amarelados e, em casos mais avançados, com uma coloração amarronzada.
O tártaro, provocado pela alta concentração de bactérias, faz com que o cão tenha mau hálito. Mais que isso, o tártaro avançado acomete as gengivas, e as bactérias podem chegar à corrente sanguínea do animal e levar a problemas mais sérios.
Como tratar um cachorro com mau hálito?
O primeiro passo para tratar seu pet e eliminar o hálito ruim é identificar a causa do problema. Se os exames do cachorro estiverem em dia e não houver indícios de doenças estomacais, renais e hepáticas (fígado), saiba que a razão do mau hálito certamente é a falta de escovação.
Portanto, mantenha o hábito de limpar os dentes do seu amiguinho todos os dias, se possível, ou pelo menos três vezes na semana. O ideal é praticar a escovação desde filhote, mas, se esse não for o caso, é preciso passar por um processo de adaptação.
Comece massageando cuidadosamente a gengiva do animal com os dedos para que ele se acostume com o toque no local. Depois de alguns dias, acrescente um pouco de pasta de dente para ele conhecer o produto.
Lembre-se: use sempre produtos específicos para os cães!
Também é importante que o médico-veterinário remova as placas e tártaros na clínica e, assim, os hábitos de higienização terão maior efeito no combate ao mau hálito do cachorro.
Somado a isso, é possível oferecer petiscos e brinquedos que tenham a função de melhorar o bafinho canino devido ao seu formato, que ajuda a remover a sujeira dos dentes. Uma solução caseira é oferecer um pedacinho de cenoura crua, pois o movimento de mastigar e ingerir este alimento pode auxiliar na remoção de restos de comida agarrados aos dentes.
E já que tocamos nesse assunto, falaremos um pouco mais sobre comida para natural cachorro e seus benefícios para um hálito agradável.
Alimentação para cachorro com mau hálito
A alimentação é o elemento principal quando falamos na saúde do animal, independente se há mau hálito ou não. Afinal, a comida natural para ces contribui para o funcionamento pleno do organismo canino e, quando aliada a outros cuidados, seu pet terá qualidade de vida e longevidade.
Comida natural, saudável, nutritiva e saborosa para cães é a especialidade de Le Banquet. Com nossos produtos, as refeições do seu companheiro serão balanceadas, ricas em vitaminas e minerais e livres de transgênicos.
Só não se esqueça de realizar a higiene bucal do seu cachorro todos os dias, combinado?
Ah, se você gostou deste conteúdo e quiser ver mais informações sobre o mundo canino, faça uma visita ao nosso site! Estamos também nas redes sociais: