Você sabia que seu pet também pode sofrer com algum transtorno psicológico?
Muito se fala em saúde mental nos dias de hoje, algo que além de ser muito importante para nós humanos, tem também grande importância para os nossos amigos pets. Depressão, ansiedade e até agressividade podem ser resultados de uma inconstância psicológica.
As causas que levam animais a entrarem em depressão são variadas. Os sintomas em cachorros podem se manifestar de diversas formas como por exemplo: perda do apetite, falta de disposição, atividade antissocial (evitar o contato físico), choros excessivos; e em casos mais críticos, o animal pode se tornar agressivo, se automutilar (morder patas e rabo até se machucar) e também praticar coprofagia – o ato de ingerir as próprias fezes.
Se o pet normalmente está livre, corre, ou passeia em varandas e quintais, a perda da liberdade pode ser uma das causas, caso ele passe a ficar preso. Isso pode acontecer também por conta de uma mudança de casa ou apartamento por parte dos donos, causando a não adaptação do animal. Grandes mudanças de rotina também podem impactar diretamente no comportamento do pet.
A morte ou perda de pessoas próximas são capazes de desencadear um transtorno psicológico. Como nós, os gatos e cachorros também sentem a falta de entes queridos e sofrem com sua ausência prolongada. Caso o animal esteja doente, passando por algum tratamento longo, ou constantemente tem sua saúde abalada, é possível que seu comportamento possa ser alterado por conta disso.
Ao perceber sintomas que possam indicar a depressão, é necessário procurar um especialista o mais rápido possível. Apenas o profissional poderá afirmar se o bichinho sofre ou não de depressão ou outro transtorno, iniciando assim o tratamento. A medicação pode variar desde antidepressivos e homeopáticos, até mudanças de hábitos, alimentação e exercícios físicos. Carinho e atenção também são essenciais para amenizar as consequências da doença. Lembrando sempre que depressão é uma doença séria, que altera as funções químicas do cérebro e precisa ser devidamente tratada.
Uma excelente forma de manter seu cãozinho sempre feliz e satisfeito é oferecer a ele comida de qualidade. A Le Banquet fornece a opção perfeita para uma alimentação 100% natural. Alimento livre de transgênicos, sem conservantes, palatabilizantes e corantes artificiais. É comida de verdade! Que contribui para a saúde física e mental do seu pet.
Você vai se surpreender com a qualidade e praticidade da alimentação natural Le Banquet! Feita por especialistas em nutrição animal com o objetivo de ser nutritiva e saborosa. Seu filho peludo não vai querer outra coisa depois de experimentar.