Assim como nós humanos, os cães quando ficam idosos precisam de muita atenção para ter uma velhice com mais qualidade de vida. Você sabe quais são os principais cuidados que você precisa ter com um cão idoso? Hoje, trouxemos um artigo especial para te ajudar a cuidar ainda melhor do seu velho amigo.
Os cães, infelizmente, vivem muito menos que os seres humanos. A expectativa de vida média dos caninos é de 10 a 13 anos, embora muitas raças possam superar bastante esse número. A medicina veterinária tem avançado consideravelmente, e proporcionado uma velhice feliz e confortável aos nossos amigos cães.
A partir de quando um cão é considerado idoso?
As raças de cachorro são muito diferentes umas das outras. No mundo canino, por exemplo, podemos encontrar exemplares que atingem desde pouquíssimos gramas até mais de 80 kg na idade adulta. Isso, é claro, mostra que cada um dos cães tem características e necessidades muito diversas.
Sendo assim, a expectativa de vida de cada cão varia bastante. Há, ainda, um desafio muito superior: o de determinar qual é o tempo médio de vida de um cão sem raça definida, que tem material genético de várias raças diferentes em seu organismo.
No entanto, de modo geral, é possível estabelecer algumas relações entre o porte do animal e o momento em que ele pode começar a ser considerado um cão idoso. Raças grandes e gigantes envelhecem mais cedo (em torno dos 7 anos), enquanto que cães menores tendem a entrar na “melhor idade” com 10 anos em média.
Agora, veremos quais os cuidados mais importantes para essa etapa da vida do animal. Confira alguns deles a seguir!
1- Respeito ao ritmo do seu pet
A chegada da terceira idade tende a diminuir bastante o ritmo do pet. Brincadeiras, passeios e atividades que antes faziam a cabeça de seu grande amigo podem, hoje, ser deixadas em segundo plano por ele. Respeite essas mudanças e tente adequá-las ao nível de energia do cãozinho.
2- Carinho e paciência
Além do respeito, o carinho e a paciência são essenciais nessa nova etapa da vida de seu amigo. Assim como os idosos, momentos de confusão (incluindo fazer as necessidades em lugares errados) são bastante comuns entre os pets de idade mais avançada. Não brigue com ele e demonstre apoio, ainda que sem perder a firmeza.
3- Mudanças na alimentação
Uma das principais dicas para cuidar bem de um cão idoso é adaptar a alimentação nessa fase. Seja com uma ração específica para cachorros sêniors, seja com a introdução de uma dieta natural (sempre com o acompanhamento de um veterinário nutrólogo), é importante atentar-se às necessidades nutricionais do animal nessa fase da vida.
As rações Le Banquet são excelentes para você oferecer ao seu velho amigo. Desenvolvida por especialistas em alimentação animal é comida de verdade e com um sabor simplesmente delicioso! Seu cãozinho vai estar nutrido e muito feliz!
Conheça a linha de produtos Le Banquet. Seja ele jovem ou idoso, seu amigo pet merece sempre o melhor. Você vai se surpreender com a qualidade e praticidade da alimentação natural Le Banquet.