Você oferece comida humana para o seu cão? Por mais que seja difícil resistir àquele olhar de “cachorro pidão” ao redor da mesa, é necessário ter muita cautela com a alimentação do seu bicho de estimação!
O hábito de dar um pouco da sua comida para o pet pode até parecer inofensivo, mas, na verdade, há grande risco de comprometer a saúde do animal.
Siga a leitura deste artigo, vamos te explicar o motivo!
Afinal, os cães podem comer qualquer coisa?
O alimento base da dieta dos cães, na maioria dos casos, é a ração. Aliás, há situações em que o animal alimenta-se exclusivamente de ração.
Em outros casos, porém, o dono ou a família compartilham com o pet (bicho – retirar) a comida consumida no dia a dia dos humanos. O problema é que determinados alimentos são prejudiciais para os cachorros e, portanto, devem ser evitados.
Mesmo que a comida pareça mais atrativa e saborosa aos olhos do bichinho, seu organismo não responde bem a certos componentes alimentares, como o chocolate, por exemplo.
Essa iguaria já está no imaginário das pessoas como algo prejudicial aos cães, certo?! Mas não é o único alimento de consumo humano que você nunca deve dar ao seu pet.
Outros tipos de comida, mesmo as naturais, como as frutas, podem ser tóxicas devido a seus componentes.
Por outro lado, há alimentos que podem ser oferecidos ao seu querido cãozinho:
- Frango;
- Brócolis;
- Cenoura cozida;
- Algumas frutas SEM semente.
Ou seja, apesar de os alimentos certos não oferecerem risco aos cães, o melhor a se fazer é evitar a prática de alimentar o animal com comida humana. Combinado?
Razões para não dar comida humana para seu cachorro
Vamos começar pelo fato de que o organismo dos humanos é bem diferente dos cachorros. Então, a dieta do animal precisa ser guiada por suas necessidades nutricionais, e não pela vontade – totalmente compreensível – de agradá-lo com petiscos.
Você, provavelmente, não sabia que compartilhar com o seu pet alguns alimentos poderia causar desequilíbrios à saúde dele. Mas, de fato, algumas comidas são tóxicas para o animal, tais como:
- Café;
- Cebola;
- Alho;
- Abacate;
- Uva;
- Tomate;
- Álcool;
- Ossos;
- Massas com fermento.
Além disso, a possibilidade do cão desenvolver sobrepeso ou obesidade é eminente, já que, sem o devido controle, pode-se ultrapassar a quantidade necessária de calorias.
Por fim, o cão pode apresentar problemas gastrointestinais por não processar bem alimentos diferentes. Sem contar que ele pode rejeitar a ração, afinal, a comida humana é mais atrativa.
Qual seria, então, a solução ideal para alimentar seu pet? Veja a seguir!
Le Banquet: alimentos saudáveis para seu melhor amigo
A Le Banquet tem exatamente o que você precisa para deixar seu cãozinho bem nutrido e feliz! Nossos produtos são desenvolvidos por especialistas em nutrição canina.
Temos opções de dar água na boca do seu dog, todas compostas por uma proteína, gorduras saudáveis e leguminosas.
Esqueça a comida humana: conheça agora mesmo a alimentação natural para cães Le Banquet!