Cinomose tem cura? Conheça melhor essa grave doença que afeta os cães

Em nosso artigo anterior, ressaltamos sobre a importância de manter o check up dos cães em dia. Hoje, a Le Banquet trouxe uma dúvida muito comum entre tutores.

Levar o pet para tomar a vacina polivalente todos os anos já se tornou um hábito comum para donos de pets. O curioso é que muitos nem imaginam que, com essa atitude, estão protegendo o bichinho contra uma série de doenças graves e até fatais. Uma delas é a cinomose. Mas será que essa doença tem cura?

 

O que é essa doença?

A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa que afeta cães causada por um vírus. Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10, V11 ou V12). A cinomose não afeta os gatos.

Uma vez no organismo dos cachorros, o vírus pode atacar os sistemas nervoso, respiratório e gastrointestinal. Isso pode provocar a cinomose canina com sintomas que vão desde alterações da pele até problemas neurológicos.

Como ocorre a transmissão da cinomose?

A cinomose é causada por um vírus cuja transmissão ocorre principalmente pelo ar. Outras formas recorrentes de contágio são por meio do contato com as secreções nasais de animais doentes, assim como pelo uso de objetos contaminados, como comedouros e bebedouros.

Quais os principais sintomas?

Nos estágios iniciais da doença, um sintoma bastante comum é a diarreia, uma vez que o sistema digestório é, geralmente, o primeiro a ser atingido. Em um estágio um pouco mais avançado da doença, o sistema respiratório é acometido, sendo observadas secreções normalmente amareladas e densas saindo pelo nariz e região dos olhos.

Na fase mais tardia da doença, acontece o acometimento do sistema nervoso central, que é quando o animal passa a ter o andar desorientado e tremores musculares que podem evoluir para crises de convulsões.

Afinal, a cinomose tem cura?

O diagnóstico da cinomose pode ser feito por um veterinário. Confirmada a doença, o tratamento é realizado com o objetivo de tornar a vida do pet mais confortável, porque a cinomose não tem cura. Além de fortalecer seu sistema imunológico para que ele consiga combater infecções secundárias à doença.

O prognóstico da doença, porém, é bastante reservado, dada à alta taxa de letalidade da doença.

Resumindo: cinomose canina não tem cura específica, apenas tratamentos de suporte. Em alguns casos, porém, é possível fortalecer o organismo do pet a ponto de ele conseguir combater a infecção, sobrevivendo à doença.

 

A resposta para a pergunta foi esclarecida, e agora é manter os cuidados com o seu peludo! Mantenha práticas saudáveis e ofereça Le Banquet em suas refeições. Nossa alimentação é pensada e desenvolvida para proporcionar momentos de prazer na hora de comer, além de muita nutrição e saúde para o seu pet.

Seu animalzinho merece o melhor. A Le Banquet oferece a opção perfeita para uma alimentação 100% natural. Alimento concentrado livre de transgênicos, sem conservantes, palatabilizantes e corantes artificiais. É comida de verdade!

Continue lendo
Conheça os produtos Le Banquet