Os cães são animais naturalmente agitados, amam brincar, pular e fazer uma festa quando o dono chega em casa. Essa atitude espontânea dos pets é realmente uma fofura! Mas e quando seu melhor amigo extrapola os limites? Bom, isso tem a ver com a questão do adestramento e comportamento canino, um assunto que não pode ser ignorado.
É fato que o cachorro nem sempre age como você espera, até porque, muitas vezes, o instinto animal fala mais alto. O problema surge quando certas condutas causam situações desagradáveis, como bagunças e danos a itens materiais, ou até mesmo constrangimento com as visitas.
E pode ser difícil manter a calma nessa hora, mas saiba que o estresse não ajudará em nada! O melhor a se fazer é apostar na educação canina para que seu melhor amigo não gere inconvenientes dentro e fora de casa.
Acompanhe a leitura a seguir!
O que é o adestramento e qual a sua importância para uma vida saudável e feliz do cão
O adestramento de cães consiste na aplicação de técnicas e exercícios para desenvolver as habilidades e a obediência do animal. Com essas atividades educacionais, o pet aprende a responder aos comandos do treinador, os quais, posteriormente, o tutor usará no dia a dia para lidar com o animal.
Uma das abordagens do adestramento é o reforço positivo, em que recompensas são oferecidas como incentivo ao aprendizado. As técnicas também podem ser usadas para treinar o cão contra condutas indesejadas, como latir em excesso, destruir objetos da casa e pular nas visitas. Nesse caso, a abordagem é a correção, que usa de estímulos que desencorajam tais atitudes.
Quando falamos em adestramento e comportamento do cachorro, estamos nos referindo a dois aspectos que estão interligados. Isso porque, com treinamento, o peludo é educado para manter atitudes saudáveis, melhorando o bem-estar do pet e sua relação com o dono.
A importância do adestramento está relacionada aos seguintes aspectos:
- Comunicação: o bicho consegue entender comandos como “senta”, “deita”, “vem”, possibilitando que humano e animal interajam com mais sintonia;
- Prevenção contra problemas de comportamento: o cão aprende a se portar bem a partir de comandos simples, evitando que ele pule nas pessoas e saia correndo para a rua, por exemplo. Também auxilia em problemas como agressividade e ansiedade;
- Segurança: ao entender os comandos, situações de risco são evitadas em casa e na rua;
- Qualidade de vida: o treinamento é um ótimo estímulo para o cachorro se envolver com atividades diferentes e novos desafios.
Como escolher um treinador profissional para seu cão
Trabalhar com educação e comportamento canino é uma tarefa para quem entende do assunto! Você e seu melhor amigo peludo podem até se dar bem, mas somente uma pessoa especializada saberá as melhores técnicas para adestramento de cães.
Contratar um profissional qualificado para adestrar seu pet é fundamental para o processo ser efetivo. Então aqui vão algumas dicas para te ajudar a escolher o treinador ideal para o seu cão:
- Procure indicações de amigos, familiares ou veterinários que conheçam alguém de confiança para prestar o serviço;
- Atente-se à experiência do profissional no mercado e observe, principalmente, se ele tem histórico de atendimento no tipo de treinamento que seu cachorro precisa;
- Certifique-se que a pessoa possui as credenciais necessárias para exercer a profissão;
- Avalie o método de treinamento utilizado, observe se concorda com seu objetivo e se é uma abordagem respeitosa e cuidadosa;
- Faça uma consulta inicial, antes de contratar, para conversar com o treinador sobre disponibilidade e flexibilidade, além de alinhar as expectativas.
A importância da consistência e paciência no treinamento de comportamento canino
Você, que convive com um cão, já sabe que a linguagem estabelecida entre você e o peludo é singular. Afinal, humanos e animais domésticos sempre encontram um jeitinho único de se comunicar.
No entanto, não é sempre que o entendimento acontecerá como você espera, e isso requer muita paciência e dedicação. É por isso que adestramento e comportamento canino têm tudo a ver: seu pet passará a te entender melhor e agirá conforme aprendeu!
Um treinamento de comportamento canino é um processo longo e, para dar resultado positivo, é preciso manter a frequência das atividades. Além disso, toda a família deve adotar os mesmos comandos e respostas às condutas do bicho. As divergências podem deixar o animal confuso, ok?
E até que o bicho internalize o aprendizado, os tutores precisam ter calma e carinho, de modo que o treinamento não se torne abusivo ou violento, com punições desnecessárias. Com as técnicas certas de adestramento, o comportamento do seu cão será outro!
Quer saber mais sobre bem-estar e saúde de cachorros? Conheça o site da Le Banquet e acompanhe as redes sociais!