Estar atento a saúde do seu animal pode evitar problemas mais graves.
Como nossos amigos pet não falam, devemos ficar atentos aos sinais que eles emitem quando algo não está normal. Alguns animais, ao sentir dores, acolhem-se em seu canto e não gostam de estímulos. Outros, diferentemente, ficam inquietos. Algumas doenças também podem desencadear comportamentos estranhos, como pressionar a cabeça contra a parede (isso pode ser sinal de um problema neurológico).
Diante disso, é de responsabilidade dos tutores tomarem nota de comportamentos e ações incomuns do animal entristecido ou descontrolado. Acompanhe alguns sinais, que a Le Banquet listou para você, de que seu bicho de estimação pode estar doente.
1 – Comportamento diferente do habitual
Quando o animal fica agressivo (se ele não é assim normalmente) é sinal de que algo pode não estar bem. Se ele passou a ameaçar alguém da família com rosnados ou posturas de intimidação, ele pode estar se sentindo desconfortável ou com alguma dor.
Já o cão que fica apático, sem energia e passa a dormir demais, isso pode significar várias coisas: desde a incidência de uma anemia, dores nas juntas, fraqueza decorrente de alimentação inadequada, até problemas de coração ou artrite.
Se o cachorro apenas parece triste, preste atenção se houve fatores recentes que possam ter desencadeado um quadro depressivo: você tem tido tempo para brincar com ele? Sua família tem dado atenção a ele? Há algum animal ou membro novo na família (ele pode estar com ciúmes)?
No caso de cães realmente prostrados, a doença pode ser mais complexa. Se ele se isolou completamente sem causa aparente, tome as devidas providências para descobrir o motivo.
2 – Lambidas e coceiras frequentes
Cães que começam a ter este comportamento com muita frequência, principalmente com foco apenas em um lugar do corpo, podem estar com algum problema de pele, pulgas, carrapatos, objetos presos em seu pêlo, pele ou patas, enfim, seu bicho precisa de ajuda.
Caso não haja nenhum objeto ou incidência de parasitas, seu pet pode estar com alguma alergia ou doença de pele. Ainda pode ser um sintoma de stress.
3 – Vômitos e diarreias por vários dias
Apenas um episódio de vômito ou alguns episódios ocorridos após um fato que justifique (como a ingestão de muita gordura, guloseima diferente ou algo que seu animal não devia comer) são comuns.
Porém, se seu pet está vomitando muitas vezes e os sintomas envolvem diarreia, procure imediatamente o veterinário.
4 – Falta de apetite ou muita sede
Seu animalzinho é daqueles que não pode ver você se alimentando que quer uma provinha? De repente, ele não tem mais apetite ou está comendo menos que o normal? Isso pode significar que algo não vai bem com sua saúde.
Da mesma forma, sede excessiva sem uma justificativa conhecida (como exercícios ou clima quente) também não é comum. Leve-o ao veterinário.
5 – Desmaios, convulsões, tremedeira ou pressionar a cabeça contra a parede parede
Problemas neurológicos podem atingir animais de estimação de várias formas. Se seu bichinho está mais lento que o normal, tem tremedeiras ou, até mesmo simples problemas comportamentais, estes sintomas podem ser atribuídos a desordens neurológicas.
Há vários tipos de problemas neurológicos em animaizinhos: alguns são congênitos e outros podem se desenvolver com a idade. Há causas como doenças infecciosas, traumáticas, degenerativas, hereditárias, vasculares e intoxicações. De qualquer forma, o dono deve ficar atento e sempre procurar ajuda de um profissional.
Continue acompanhando o blog da Le Banquet, por aqui, você sempre ficará muito bem informado sobre o mundo pet.
Conheça e encante-se com a qualidade e praticidade da alimentação natural Le Banquet. Feita por especialistas em nutrição animal com o objetivo de ser nutritiva e saborosa. Seu filho peludo não vai querer outra coisa depois de experimentar!
Você e o seu animal com muito mais saúde e disposição para curtirem a vida juntos.